Este Blog foi criado com intúito de prestar informações sobre a Bahia na área de lazer, turismo, entretenimento e cultura.

Santo Amaro

Stº-Amaro-400x300

Foto: Bahia.com.br

Santo Amaro (antigamente chamada de Santo Amaro da Purificação), é considerada uma das cidades mais famosas do Brasil. Localizada no Recôncavo Baiano, a cidade é cercada de belíssimas cachoeiras e cascatas, muito procuradas por visitantes de todo o mundo.

A cidade foi fundada em 1557 e cresceu sobre terraços ao lado do rio Subaé. Em 1607, monges beneditinos construíram a Capela de Santo Amaro, ainda existente até hoje. Em 1700, iniciou-se a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. Foi elevada a vila e município em 1727 e tornou-se cidade em 1837.

A cidade é famosa nacionalmente por ter sido o local de nascimento do cantor Caetano Veloso e de sua irmã Maria Bethânia. Possui algumas construções históricas, principalmente igrejas. A principal delas, a de Nossa Senhora da Purificação, que no mês de fevereiro, comemora a tradicional lavagem da escadaria. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Também há um importante evento chamado Bembé do Mercado, uma festa de sincretismo religioso realizada pelos principais e mais antigos terreiros de candomblé da cidade, quando se comemora o dia da abolição da escravatura. A festa acontece desde 1889 até os dias atuais.

Em 25 de dezembro de 2012, a cidade perdeu uma de suas moradoras mais ilustres: aos 105 anos, morreu dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia e figura lendária na cidade. Atualmente o município tem uma área de 493 km2 e uma população de aproximadamente 57 800 habitantes (IBGE/2010).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s