Este Blog foi criado com intúito de prestar informações sobre a Bahia na área de lazer, turismo, entretenimento e cultura.

Cachoeira

fotos_20110310_1888904357

Foto: Fernando Sérgio

Cachoeira, em 1971 foi considerada Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado.

Situada no Recôncavo Baiano, às margens do Rio Paraguaçu, a cidade é marcada pelo autêntico estilo colonial, presente nas praças, ruas, becos, ladeiras, casas, e monumentos, onde se destaca a arquitetura típica do Brasil Império.

A fundação do povoado é atribuída ao célebre náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru.9 Foi a iniciativa de duas famílias portuguesas, os Dias Adorno e os Rodrigues Martins, que possibilitou sua elevação a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário em 1674. Devido à sua localização estratégica, um entroncamento de importantes rotas que se dirigiam ao sertão, ao Recôncavo, às Minas Gerais ou a Salvador, então capital da colônia, logo passou a se enriquecer e, em 1698, tornou-se a Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu – o nome se dá por se situar próxima às quedas d’água presentes na cabeceira do Rio Paraguaçu.

O desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no Rio das Contas e a intensificação do tráfico pelas estradas reais e da navegação do Rio Paraguaçu colaboraram para o rápido desenvolvimento econômico da região a partir do século XVIII. Já em inícios de 1800, a sociedade cachoeirana detinha grande influência política e participa ativamente das guerras pela Independência da Bahia, em 1821, constituindo a Junta de Defesa.A vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1837 (Lei Provincial 43).

Um grande marco importante para o desenvolvimento e crescimento da cidade foi a chegada de um dos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e dos seus nove cursos de graduação.Atualmente Cachoeira tem uma área de 395 km2  e uma população de aproximadamente 32.026 habitantes (IBGE/2010).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s